Como criar uma proposta de Estratégia de Inovação

 

Esse artigo é um guia prático sucinto de como criar um proposta de estratégia de inovação para apresentar na sua organização.

Primeiramente procure criar na sua organização uma consciência referente a cultura de inovação e sua importância, sem essa consciência dificilmente a inovação vai emergir consequentemente ter sucesso.

Para gerar essa consciência recomendo fortemente você conectar com a área responsável por programas culturais em sua organização, geralmente essa responsabilidade está com a área de gestão de pessoas.

Agende esse encontro com a área de pessoas e explique a proposta do seu programa de inovação (falaremos mais sobre a estratégia).

Nesse encontro com a área de pessoas explique alguns aspectos importantes sobre o programa de inovação e como a área de pessoas deve apoiar, veja abaixo alguns pilares importantes dessa parceria entre inovação e pessoas.

Inovação e Pessoas

Cultura de inovação:

  1. Importante para identificar o tipo de cultura de inovação organizacional, aqui podemos executar um assessment para conhecer/identificar.
  2. Trabalhar a cultura organizacional para as boas praticas inerentes a inovação através de palestras, treinamentos, workshops hands-on e principalmente experimentos.

Capacitação e Conhecimento:

  1. Criar habilidades e atitudes na pessoas para apoiar as frentes de inovação dentro da organização e através da capacitação a empresa deverá iniciar seu programa de inovação. Pessoas capacitadas potencializam os experimentos organizacionais.

Gestão de Mudança Organizacional e Comunicação:

  1. Criar a estratégia de mudança e comunicação para apoiar e envolver toda a organização no programa de inovação.
  2. Criar estratégia de comunicação para gerar Consciência, Desejo, Conhecimento, Habilidade e Reforço do programa de inovação.
  3. Comunicar os processos que serão estabelecidos, suas etapas e quais metodologias estarão presentes no programa de inovação.
  4. Comunicar claramente as fases do programa de inovação (atual - onde estamos), (transição - o que vai acontecer na transição) e (futuro - como ficará a empresa e e como as coisa serão feitas).

Copiar e Adaptar

  1. Não busque sempre a reinvenção da roda, aprender e entender as referencias do mercado pode ajudar a sua empresa a entender esse movimento de inovação, todavia, cuidado para não se preocupar apenas em criar cópias.
  2. Experimente, personalize sua cultura e experimentos de inovação.

Pilotos e Experimentos (um grande acelerador)

  1. Deixar claro para a organização que durante a fase de experimento não existem fracassos ou sucessos, na verdade existem aprendizados!
  2. Precisamos criar experimentos, lançar, medir e aprender com os resultados dos experimentos.
  3. Trabalhar um cultura de colaboração, compartilhamento e dados.
  4. Criar slack time! Tempo para inovar (todos podem!).
  5. Habilite um ambiente seguro para experimentos e habilite criatividade se necessário, alinhe as restrições.
  6. Habilitar o pensamento "moonshot".
  7. Tenha um patrocínio ativo e visível (na se iluda, sem um particionador forte ... você será apenas uma voz que clama no deserto).

A cultura come a estratégia no café da manhã - Peter Drucker.

Após alinhar os pontos acima com a área de pessoas, vamos para o próximo passo!

Nosso próximo passo será falar com a liderança da organização sobre os tópicos abaixo:

  1. Contexto da Inovação;
  2. Quais são os tipos de Inovação;
  3. Pilares da Inovação;
  4. Estratégia da Inovação;
  5. Proposta da Inovação;
  6. Assets da Inovação;
  7. Indicadores e Métricas da Inovação;

Contexto da Inovação

Criar frente estratégica com foco em inovação contínua e adaptativa para o núcleo de negócios sincronizando os pilares como tecnologia, cultura, design e marca;  

Objetivos da Inovação

  1. Posicionamento Estratégico;  
  2. Reforço cultural de inovação;
  3. Frente de inovação;
  4. Definição Propósito da inovação;
  5. Agilidade;
  6. Decisão com base em Dados;

Benefícios Ecossistema 

  1. Alinhar/alavancar tendências tecnológicas com novos modelos de negócio;
  2. Potencializar integração tecnologia e negócios para alavancar inovação;
  3. Focar em inovação, buscar novos modelos aplicáveis e adaptáveis;
  4. Gerenciar as iniciativas/estratégia de inovação que vise potencializar os resultados;
  5. Aumentar eficiência operacional no desenvolvimento de soluções;
  6. Criar estrutura de Innovation Labs e Ambidestria Organizacional para fornecer/suportar novas oportunidades;

Por que Inovar?

  1. Reconhecido por inovar;  
  2. Conectar parceiros estratégicos; 
  3. Criar modelo de negócios;  
  4. Criar provas de conceitos;
  5. Experimentar;

Para que Inovar?

  1. Aumentar demanda de mercado;
  2. Defender posição competitiva;.
  3. Redução de custos;
  4. Ampliar Receita;
  5. Aumentar competividade;

Quando Inovar?

  1. Aumento da concorrência;
  2. Diferenciação de mercado;
  3. Melhorar a experiência do cliente;
  4. Aumentar a fidelização do cliente;
  5. Setores com evolução digital;

Podemos classificar a inovação dentro de alguns temas

  1. Otimização;
  2. Automação;
  3. Diferenciação;
  4. Disrupção;
  5. Inovação Aberta;

Tipos de Inovação (inovação não é apenas tecnologia)

  1. Produtos.
  2. Plataformas.
  3. Sistemas.
  4. Processos.
  5. Experiência.
  6. Valor para o negócio.
  7. Estrutura Organizacional.
  8. Cadeia de valor.
  9. Relacionamento com seu cliente e colaboradores

 

 

A frente de inovação dever ter como base a experimentação e uma cultura de inovação e digital - Ivan Ferraz.

Após o contexto da inovação, vamos falar sobre seus pilares!

 

Pilares

Pilar Tech

Ampliar capacidade tecnológica para ser resiliente as mudanças do mercado aderindo tecnologia de ponta.

Pilar Design

Adotar metodologias de Design, Concepção para novos conceitos de experiência e design de serviço.

Pilar Marca

Reforçar inovação para alavancar oportunidades de divulgação das iniciativas - marketing, endomarketing e etc. 

Pilar Cultura

Programa de mudanças que incentiva ideias inovadoras. Objetivo em construir processos sustentáveis para uma cultura de inovação.


Não deixe de trabalhar de forma síncrona os pilares de inovação, caso contrário, não haverá inovação.

Agora vamos explicar brevemente como você pode definir sua estratégia de inovação.

No seu planejamento estratégico deixe claro quais iniciativas organizacionais serão desenvolvidas e separe as iniciativas em seus devidos horizontes de inovação.


Horizonte 1 - Conhecido em sua organização

Modelo de Negócio Existente Inovação em processos, procedimentos, custos etc. Core Business.

Horizonte 2 - Parcialmente conhecido em sua organização

Novas oportunidade via inovação no modelo de negócio, amplia o H1 - Evolução do Core Business.

Horizonte 3 - Desconhecido em sua organização (aqui deve ser uma zona segura para experimentar!)

Modelo de negócio disruptivo, busca algo novo, incubando um novo produto. Inovação Disruptiva e Emergente.

Importante trabalhar a Ambidestria organizacional para habilitar a inovação. Habilitando o modo 1 para manter a empresa funcionando, todavia, habilitar o modo 2 para inovar e obter os melhores resultados.

Após trabalhar e definir as iniciativas e horizontes de inovação, vamos trabalhar na proposta do roadmap e etapas dentro do processo de inovação.

 

Proposta e Roadmap Inovação

Abordagens

Product Development

Fases bem definidas: plano de negócios, desenvolvimento do produto, período de beta test e finalmente o lançamento. Se adequa ao caso onde o problema e a solução são estáveis e conhecidos.

Customer Development

Considera que as definições do problema e da solução são apenas hipóteses que precisam ser testadas, validadas e renovadas. Propõe um processo iterativo e paralelo, plano voltado para a real necessidade do cliente.


Etapas Inovação


Idealização

§Geração de novas ideias.

§Oportunidades para explorar.

§Dores/Insights clientes.

§Tendências;

§Avaliação Valor/Resultado;

Conceituação

§Avaliação do potencial da oportunidade (Mercado, Tecnologia, Negócio);

§Aprimorar Conceitos;

§Definição benefícios, soluções, viabilidade técnica;

Experimentação

§Prototipagem / Teste cliente;

§Refinar incertezas e Roadmap;

§Piloto;

§Alocação Recursos e Pessoas;

§Avaliar Resultados;

§Foco Aprendizado e Indicadores;

Implementação

§Implantar, medir e aprender;

§Acelerar iniciativas;

§Ok, escalar p/ demais projetos;

§Acompanhamento;

 

Práticas

  1. Business Model Canvas
  2. Mínimo Produto Viavel
  3. Product Market Fit
  4. Job To Be Done
  5. Jornada do Usuário;
  6. Personas;
  7. E outras "n" mais!

Vamos falar um pouco sobre alguns assets que a inovação pode usar ao seu favor!


Assets Inovação.

Resultados de intenções deliberadas e geradas num ambiente propício para ideias e inovação. Elementos que precisamos estimular para potencializar a eficácia da inovação.

Crie assets para facilitar a jornada de inovação. Não reinvente a roda, use os canvas já criados ao seu favor!

Por fim, vamos falar de algumas métricas que você pode acompanhar a evolução do seu programa de inovação.

Métricas Inovação

Objetivos e KPIS direcionando a inovação da organização.

Resultados medindo os resultados esperados de cada experimento.

Contexto avaliando o ambiente adequado para inovação.

Processo ajuda a medir a eficiência e eficácia da cadeia de valor onde o programa de inovação esta apoiando através dos experimentos.


Métricas

a. Projetos concluídos com sucesso;

b. Projetos lançados dentro do planejado;

c. Produtos desenvolvido de forma colaborativa;

d. Produtos e Serviços desenvolvidos com clientes, fornecedores e universidades;

e. Acordos de cooperação com parceiros;

f. Ideias geradas por fornecedores;

g. Ideias geradas por clientes;

h. % vendas geradas por fornecedores;

i. Números de ideias por colaboradores geradas na empresa;

j. Números de ideias implementadas na empresa;

k. Número de sessões de brainstorming;

l. Prêmios e reconhecimentos por inovação;

m. Número de novos processos implantados;

n. Número de processos otimizados;

o. Número de Projetos automatizados;

Bom pessoal é isso! Espero ter ajudar a clarear em como montar uma estratégia de inovação.

Fonte redrive

 

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