Como criar uma proposta de Estratégia de Inovação
Esse artigo é um guia prático sucinto de como criar um proposta de estratégia de inovação para apresentar na sua organização.
Primeiramente procure criar na sua organização uma consciência referente a cultura de inovação e sua importância, sem essa consciência dificilmente a inovação vai emergir consequentemente ter sucesso.
Para gerar essa consciência recomendo fortemente você conectar com a área responsável por programas culturais em sua organização, geralmente essa responsabilidade está com a área de gestão de pessoas.
Agende esse encontro com a área de pessoas e explique a proposta do seu programa de inovação (falaremos mais sobre a estratégia).
Nesse encontro com a área de pessoas explique alguns aspectos importantes sobre o programa de inovação e como a área de pessoas deve apoiar, veja abaixo alguns pilares importantes dessa parceria entre inovação e pessoas.
A cultura come a estratégia no café da manhã - Peter Drucker.
Após alinhar os pontos acima com a área de pessoas, vamos para o próximo passo!
Nosso próximo passo será falar com a liderança da organização sobre os tópicos abaixo:
Criar frente estratégica com foco em inovação contínua e adaptativa para o núcleo de negócios sincronizando os pilares como tecnologia, cultura, design e marca;
A frente de inovação dever ter como base a experimentação e uma cultura de inovação e digital - Ivan Ferraz.
Após o contexto da inovação, vamos falar sobre seus pilares!
Ampliar capacidade tecnológica para ser resiliente as mudanças do mercado aderindo tecnologia de ponta.
Adotar metodologias de Design, Concepção para novos conceitos de experiência e design de serviço.
Reforçar inovação para alavancar oportunidades de divulgação das iniciativas - marketing, endomarketing e etc.
Programa de mudanças que incentiva ideias inovadoras. Objetivo em construir processos sustentáveis para uma cultura de inovação.
Não deixe de trabalhar de forma síncrona os pilares de inovação, caso contrário, não haverá inovação.
Agora vamos explicar brevemente como você pode definir sua estratégia de inovação.
No seu planejamento estratégico deixe claro quais iniciativas organizacionais serão desenvolvidas e separe as iniciativas em seus devidos horizontes de inovação.
Modelo de Negócio Existente Inovação em processos, procedimentos, custos etc. Core Business.
Novas oportunidade via inovação no modelo de negócio, amplia o H1 - Evolução do Core Business.
Modelo de negócio disruptivo, busca algo novo, incubando um novo produto. Inovação Disruptiva e Emergente.
Importante trabalhar a Ambidestria organizacional para habilitar a inovação. Habilitando o modo 1 para manter a empresa funcionando, todavia, habilitar o modo 2 para inovar e obter os melhores resultados.
Após trabalhar e definir as iniciativas e horizontes de inovação, vamos trabalhar na proposta do roadmap e etapas dentro do processo de inovação.
Fases bem definidas: plano de negócios, desenvolvimento do produto, período de beta test e finalmente o lançamento. Se adequa ao caso onde o problema e a solução são estáveis e conhecidos.
Considera que as definições do problema e da solução são apenas hipóteses que precisam ser testadas, validadas e renovadas. Propõe um processo iterativo e paralelo, plano voltado para a real necessidade do cliente.
§Geração de novas ideias.
§Oportunidades para explorar.
§Dores/Insights clientes.
§Tendências;
§Avaliação Valor/Resultado;
§Avaliação do potencial da oportunidade (Mercado, Tecnologia, Negócio);
§Aprimorar Conceitos;
§Definição benefícios, soluções, viabilidade técnica;
§Prototipagem / Teste cliente;
§Refinar incertezas e Roadmap;
§Piloto;
§Alocação Recursos e Pessoas;
§Avaliar Resultados;
§Foco Aprendizado e Indicadores;
§Implantar, medir e aprender;
§Acelerar iniciativas;
§Ok, escalar p/ demais projetos;
§Acompanhamento;
Vamos falar um pouco sobre alguns assets que a inovação pode usar ao seu favor!
Resultados de intenções deliberadas e geradas num ambiente propício para ideias e inovação. Elementos que precisamos estimular para potencializar a eficácia da inovação.
Crie assets para facilitar a jornada de inovação. Não reinvente a roda, use os canvas já criados ao seu favor!
Por fim, vamos falar de algumas métricas que você pode acompanhar a evolução do seu programa de inovação.
Objetivos e KPIS direcionando a inovação da organização.
Resultados medindo os resultados esperados de cada experimento.
Contexto avaliando o ambiente adequado para inovação.
Processo ajuda a medir a eficiência e eficácia da cadeia de valor onde o programa de inovação esta apoiando através dos experimentos.
a. Projetos concluídos com sucesso;
b. Projetos lançados dentro do planejado;
c. Produtos desenvolvido de forma colaborativa;
d. Produtos e Serviços desenvolvidos com clientes, fornecedores e universidades;
e. Acordos de cooperação com parceiros;
f. Ideias geradas por fornecedores;
g. Ideias geradas por clientes;
h. % vendas geradas por fornecedores;
i. Números de ideias por colaboradores geradas na empresa;
j. Números de ideias implementadas na empresa;
k. Número de sessões de brainstorming;
l. Prêmios e reconhecimentos por inovação;
m. Número de novos processos implantados;
n. Número de processos otimizados;
o. Número de Projetos automatizados;
Bom pessoal é isso! Espero ter ajudar a clarear em como montar uma estratégia de inovação.
Fonte redrive